conferências democráticas do casino lisbonense

A universidade na república: a república na universidade : a UP e a I República.
À volta da proibição, um acto de censura, levantaram-se variados protestos, choveram cartas aos jornais e foram publicados opúsculos de polémica entre os quais a famosa carta anniversaire casino amneville aberta de Antero ao Marquês de Ávila e Bolama (o ministro responsável pela proibição intitulada «Eu sou socialista.Visavam assim Abrir uma tribuna onde tenham voz as ideias e os trabalhos que caracterizam este movimento do século, preocupando-nos sobretudo com a transformação social, moral e política dos povos; ligar Portugal com o movimento moderno, fazendo-o assim nutrir-se dos elementos vitais de que vive.Estas personalidades assinam um manifesto que aponta as intenções de reflectir sobre as mudanças políticas e sociais que o mundo sofria, de investigar a sociedade como ela é e como deverá vir a ser, de estudar todas as ideias novas do século e todas.Porto : Universidade do Porto, 2012.Em maio de 1871, um grupo de jovens escritores e intelectuais, entre os quais se encontravam Antero de Quental, Eça de Queiroz, Oliveira Martins e Teófilo Braga, subscreveram um manifesto onde davam conta da necessidade de renovar o panorama literário português, refletir sobre os problemas.
Reflectir sobre as mudanças políticas e sociais do mundo, investigar a sociedade como ela é e como deverá vir a ser, estudar todas as ideias novas do século e todas as correntes do século foi uma das ideias dominantes e um dos principais objectivos.
Recusam que Portugal continue mouco às novas ideias que circulam na Europa.
A quinta conferência coube a Adolfo Coelho, que avançou algumas propostas revolucionárias para a reorganização do ensino em Portugal, a mais importante comment gagner des diamant dans elvenar das quais consistia na "separação completa do estado e da igreja".
Tratava-se de um grupo de escritores e intelectuais jovens e de vanguarda.
O vocábulo transformação, repetidamente utilizado, ressalta do documento, dando a medida desta insurreição intelectual em marcha.
José Fontana, caixeiro da livraria Bertrand, reagia assim à revoada de observações que aqueles senhores, mais letrados, iam fazendo.Ficha Técnica, título: Os dias da História - A suspensão das Conferências do Casino.Ouça aqui outros episódios do programa Dias da História.Era ele assinado por alguns dos frequentadores do Cenáculo e por outros menos assíduos, elencando os nomes de Antero de Quental, Jaime Batalha Reis, Eça de Queirós, Teófilo Braga, Adolfo Coelho, Germano Vieira Meireles, Augusto Seromenho, Manuel de Arriaga, Augusto Fuschini, Oliveira Martins, Guilherme.As autoridades do Estado alegavam que as prelecções expõem machine a sous pas cher windows e procuram sustentar doutrinas e proposições que atacam a religião e as instituições do Estado.Na segunda conferência, o mesmo Antero analisou as "Causas da decadência dos povos peninsulares que, na sua opinião, correspondiam ao catolicismo pós-tridentino, que impôs o obscurantismo à centralização política das monarquias absolutas, que determinou o aniquilamento das liberdades locais e individuais, e à política expansionista.Foram estas perguntas o ponto de partida para o que, pouco tempo depois, viria a ser o primeiro projecto da Confraria do Saber.Porque tão importante como alimentar o corpo é alimentar a alma, saiba mais sobre.



Os assalariados e a burguesia magra sofreram com estoicismo, durante cerca de quinze anos, esta situação.
Qual foi a reação dos conferencistas?